Capa: Jorge Veríssimo (2021) A Publicidade e os Cânones Retóricos: Da estratégia  à criatividade. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
A Publicidade e os Cânones Retóricos: Da estratégia à criatividade

by Jorge Veríssimo

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2021
ISBN: 978-989-654-748-6


Download PDF - 18889 KB


Sinopse

O livro é dedicado ao estudo do sistema publicitário na sua dimensão discursiva e persuasiva. Neste contexto, procura abordar as temáticas da intencionalidade da mensagem publicitária, do processo criativo em publicidade, dos constituintes do discurso publicitário e da relevância da aplicação das figuras de estilo para o processo criativo em publicidade.

Recorrendo ao esquema inventiodispositio e elocutio, pretende evidenciar que a retórica clássica está presente no âmago de diversas atividades do fenómeno publicitário, simultaneamente que será uma forma pragmática de despertar os leitores para a relevância e para a importância da retórica na publicidade, enquanto técnica de comunicação persuasiva.

Procura, ainda, mostrar que a publicidade, tal como a retórica, visa a adesão do público às questões enunciadas e que a mensagem deverá ser adequada às circunstâncias (objetivos propostos) e ao público, havendo, também, um cuidado com o estilo e a forma de produzir discursos atrativos e cativantes, que simultaneamente terão de revelar credibilidade (da fonte/marca). 


Índice

Introdução - 11

1. Enquadramento do sistema publicitário quanto à atividade, aos media e às marcas - 15
1. 1 As agências de publicidade - 17
1.2 A publicidade e os media - 19
1.3 A publicidade e as marcas - 23

2. O discurso publicitário e a abordagem ao consumidor - 27

3. A publicidade e os cânones retóricos - 35
3.1 A retórica clássica (de Aristóteles) na publicidade - 38
3.2 Retórica e publicidade na sociedade mediatizada - 41
3.3 Inventio e o processo criativo em Publicidade - 46
3.4 Dispositio e os constituintes do discurso publicitário - 79
3.5 Elocutio e as figuras de retórica na publicidade - 104

4. Conclusões - 127

5. Bibliografia citada - 131

Anexos - 141

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2021  ©  Communication & Arts