Call for papers

Considerando a  erupção recente de  grande quantidade de novos assuntos políticos, sociais e culturais importantes relacionados com jornalismo e comunicação, a Revista  Estudos em Comunicação , a 2º revista Portuguesa a ser  indexada à SCOPUS,  sediada desde 2007, no LabCcom, unidade de investigação em Ciências da Comunicação criada em 2002 na Faculdade de Artes e Letras da UBI  (Uniiversidade da Beira Interior). Portugal, está a reabrir a sua chamada de trabalhos para as suas três edições seguintes  (dezembro de 2020, maio e dezembro de 2021).  

Para a edição de dezembro de 2020, os editores aceitam propostas de submissão de artigos focados no COVID 19, considerando a publicação de um dossiê temático sobre o assunto. Os artigos podem abordar o impacto dos processos de desinformação na cobertura noticiosa da COVID 19.
Também poderão ser aceites artigos sobre o impacto da pandemia nas eleições presidenciais de novembro nos EUA e sobre as  consequências politicas e económicas em geral  do ponto de vista dos media e  dos seus enquadramentos  ( além dos EUA, Brasil, União Europeia). Estes assuntos podem ser abordados teórica ou empiricamente a partir dos Estudos em Jornalismo, Comunicação Estratégica, Comunicação Politica, Economia dos Media, Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação, Estudos Culturais, Tecnologia e Sociedade, entre outros. Os artigos direcionados a esta edição seguirão as diretrizes atuais e deverão ser enviados até 30 de setembro num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol.

Para a edição de maio e dezembro de 2021, a revista está de agora em diante a aceitar propostas em português, inglês, espanhol e francês. São aceites submissões sobre assuntos relacionados com estudos de comunicação, media e jornalismo, sugerindo, entre outros possíveis, os seguintes: 

- Eleições presidenciais americanas em novembro (cobertura de notícias e desinformação, análise da estratégia comunicativa dos candidatos)

- As consequências políticas e económicas do COVID na perspectiva dos media. 

- Meios locais, hiperlocais e regionais, considerando modelos de negócios, inovação social e novas formas de relação com o público
- Jornalismo, participação política e movimentos sociais.
- Estudos de género e estudos de jornalismo: Em busca de novas pontes teóricas.
- Existe racismo nas redações do seu país? Como os media formulam a questão "racial”? 

Estes assuntos também podem ser abordados teórica ou empiricamente a partir dos Estudos em Jornalismo, Comunicação Estratégica, Comunicação Política, Economia dos Media, Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação, Estudos Culturais, Estudos de Género, Tecnologia e Sociedade entre outros.

Os temas referidos não impedem a apresentação de textos sobre outros temas não referidos desde que pertinentes para as áreas de Ciências da Comunicação.

 

. A revista pode ser acedida por:  

http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/inde

ou

 

www.ec.ubi.pt

Open for more information

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2020  ©  Communication & Arts